A Engenharia, em todas as suas categorias, são muito ligadas com a área de exatas. Hoje em dia, com as novas necessidades da sociedade, surgem novos tipos de engenharia e novas profissões para atender a esta demanda.
Neste artigo vou esclarecer a diferença entre dois tipos de engenharia que muitos pensam ser a mesma coisa: Engenharia Florestal e Engenharia Ambiental.
Estas duas engenharias trabalham com a preservação e consumo consciente dos recursos naturais que o meio ambiente nos oferece.
Um Engenheiro Florestal avalia as condições do ecossistema, fauna e flora. Elabora planos de ações sustentáveis, para o aproveitamento e beneficiamento de produtos originários das matas, fiscaliza empresas que exploram recursos florestais.
O mercado de trabalho para este tipo de engenheiro está voltado para empresas madeireiras que fornecem matéria prima para a construção civil, e indústrias de papel e celulose. Também podem trabalhar em órgãos públicos.
Um Engenheiro Ambiental atua no tratamento e controle de resíduos humanos depositados na natureza. Está mais envolvido com questões de água e esgoto, resíduos químicos e gasosos das indústrias, recuperação de solos e áreas degradadas.
A área de atuação está nas indústrias que tem a preocupação de se tornarem mais amigas do meio ambiente. Pode atuar também no ramo de consultoria.
Confira também Profissões para quem gosta de exatas